quinta-feira, 26 de março de 2009

Fiz um curso de lavar e passar roupa e vou passar as dicas que aprendi

Fiz um curso de "cuidados com a roupa", achei muito legal, cheio de informações que eu não conhecia. Conforme a professora falava, eu transcrevia tudinho, depois organizei os rascunhos e agora vou passar pra vocês, pra mim valeu muito a pena


Primeiro vou sonhar com lavanderias tão lindinhas como essas. Minha predileta é essa primeira com detalhes vermelhos....(suspiros)

Essa azul então.... super fofa..... também quero


Tão arrumadinha mesmo tendo tantas coisas (mais suspiros)



Agora vamos acordar e separar as roupas por cores. Jamais misturar roupas coloridas com brancas nem pretas




LAVAR:

- SEMPRE TIRAR MANCHAS DAS ROUPAS ANTES DE COLOCAR NA MÁQUINA

- Lã endurece se forem lavadas com sabão em pó, lavar com sabão de coco ou sabão para tecidos delicados
- Seda não lavar com sabão em pó, usar sabão de coco.
- Para verificar se a roupa solta tinta fazer o seguinte teste: - umedecer um pedacinho da barra (no caso de calças jeans), colocar um paninho em cima e passar o ferro, se manchar o paninho é porque solta tinta, nesse caso, lavar separado e colocar um pouco de sal na água do enxágüe.

AMACIANTE - dissolver bem porque se colocar direto sobre a roupa pode manchar.

CAMISAS - fazer sempre pré-lavagem porque tem gordura da pele no colarinho, punhos e axilas. Molhar no tanque, passar sabão de coco, detergente neutro ou produtos próprios, esfregar com escovinha macia, de unha ou de azulejo, não usar escova de lavar tenis , esfregar em movimentos circulares e leves para não romper as fibras.

ROUPAS ESCURAS - não usar sabão em pó, usar sabão em pedra azul ou de coco. Usar 1 colher (sopa) não muito cheia de sal dissolvido junto com o amaciante, ajuda a não desbotar

ROUPAS COLORIDAS - usar sal no enxágüe.

MEIAS - colocar dentro saquinhos para colocar na máquina, pré-lavar antes.

SABÃO EM PEDRA AZUL - desencarde meia, marca sugerida Ipê e Brilhante.

ROUPAS BRANCAS - para deixar bem branca: molhar a roupa, passar sabão azul, colocar num saco plástico e coloca ao sol para esquentar, depois lavar normalmente.
Colocar 1/3 de copo de álcool na máquina e sabão em pó

TOALHAS DE BANHO/ROSTO - não usar amaciante porque em vez de deixar macia deixa a toalha com as fibras mais duras, vinagre branco no último enxágüe (mesma quantidade que usaria de amaciante). Vinagre tem ação bactericida e corta a ação do sabão, então pode usar sempre em todas as roupas.No caso das toalhas por cortar o sabão, a toalha fica mais macia. Se quiser pode colocar alguma essencia nesse último enxágue só para deixar perfumada. Outra opção para toalhas e também outras roupas, é Lysoform, mata as bactérias e tira aquele cheirinho ruiim que as vezes fica nas toalhas ou mesmo outras peças.

LENÇOL: o mesmo de toalhas, porém pode usar amaciante

RECOLHER
-Ao tirar a roupa do varal dobrar todas as roupas para não dificultar passar
-Roupas com babado colocar em cabides pelo mesmo motivo
-Comece a passar pelas roupas finas, com o ferro mais morno.


PENDURAR

• CALCINHAS E CUECAS- não pendurar pelo fundo nem pelo avesso , pendurar pela lateral.
• MEIAS- não pendurar pelo elástico para não estragar
• CAMISAS- pendurar em cabides
• TOALHAS DE BANHO/ ROSTO- pendurar pela metade para que uma parte não seque mais rápido que outra e esta fica ressecada.
• CAMISETAS- não pendurar fazendo bico para não deformar, de preferência em cabides ou pela metade, se possível não usar pregador.
• CALÇAS: pendurar com zíper fechado e a parte pesada (cós) para cima, com um pregador de cada lado do cós.


IMPORTANTE: NÃO EXCEDER A CAPACIDADE DA MÁQUINA DE LAVAR E A CADA 2 MESES FAZER LIMPEZA : BASTA COLOCAR 1 LITRO DE VINAGRE E DEIXAR ELA FAZER O CICLO COMPLETO








MANCHAS
• GORDURA E MASSA DE TOMATE: detergente
• GRAXA: sabonete branco
• CANETA: em tecido claro usar álcool ou leite
• BATON: sabonete branco
• SANGUE: água oxigenada 10 vol ou sabonete branco
• FERRUGEM: limão com sal, colocar proteção na parte de baixo para não passar a mancha para o outro lado.

PASSAR ROUPA

FERRO À VAPOR: para colocar água, colocar botão na posição “seco”, só colocar no “vapor” após a luz acender. “sintético-lã” com vapor vai pingar.

LIMPEZA DE FERRO: jamais usar bombril.
Esquenta o ferro. Usa 50% de água e 50% de vinagre branco, molha um paninho e passa o ferro quente passe paninho até limpar.



(essa imagem é só uma brincadeirinha, já imaginaram o trabalhão de dava pra passar roupa nessa época? agora já acho tããão dificil)




Não esqueçam de deixar as camisas secarem e esfriarem antes de guardar


CAMISAS: espirrar bastante água com vaporizador, faz um bolinho com a gola para dentro, fazer isso com umas 5 camisas, colocar num saco plástico para não secar. Isso serve para amaciar as fibras e passar mais fácil.
1. colarinho- passa de fora para dentro para que a sobra de tecido não fique aparecendo, mesma dica para os punhos. Passar os 2 lados.
2. ombros- encaixar na tábua, passa a costura das costas (alto) , passa de baixo para cima, vai puxando o tecido para acertar a costura
3. mangas- passa embaixo da costura, ajeita bem certinho para cima, vinca de um lado, do outro não vinca para não fazer vinco duplo.
4. passar o corpo-lado-costas-lado, pode ir girando a camisa na tábua.
5. Não vincar o punho.
6. Cuidado com os botões, não passar em cima, si envolta.


PREGAS
1. Prega nas costas- passar o ferro dentro da prega, depois passe por fora para acentuá-la, mas não descer o vinco. O mesmo para prega nas mangas.
Coloque num cabide e cuidado enquanto a camisa estiver quente para não amassá-la novamente, só guarde depois de fria.

CAMISETAS, BLUSINHAS, SAIAS:
1. veste na tábua e vai girando
2. Não passar punho da gola para não deformar , só contorne com ferro.
3. Manga – ajeita a costura e passa em cima.

LENÇOL
1. com elástico: coloca a costura da cabeceira com a costura dos pés, encaixe um lado dentro do outro, estica sobre a tábua , vai descendo e passando – não passar o elástico.
2. dobra de maneira que a parte de elástico fique para dentro, vai dobrando.coloca a fronha e o lençol no meio.

TOALHAS- não usar vapor

SUTIEN COM BOJO: não passar, para guardar, girar o meio e colocar uma taça encaixada na outra.

MEIAS: não passar, dobra a ponta para o meio e a boca também, até que dê um encaixe.

CALÇAS
1. passar bolso por dentro
2. veste a calça na tábua e passa, não passar em cima do bolso, para passar essa parte, levante o bolso, caso contrário vai ficando a marca do bolso
3. fechar o zíper e passa em volta
4. estica a perna e passa
PARA VINCAR: costura com costura pela lateral, passada dentro da perna para a parte do bumbum, dos 2 lados. Depois vira e passa por fora.

LINGERIE
Passar calcinhas e cuecas, vestir na tábua e só passar o fundo, dobra como envelope (beirada para dentro de um lado, de outro e o fundo encaixa no buraco do cós.


ÀGUA DE PASSAR- Se quiser faz em casa coloca numa garrafinha com spray: 1 colher (sopa) de amaciante,1 colher de álcool, 300 ml de água

Eu gosto também de fazer uma com água, alcool de cereais e essencia daquelas que vende nas casas de essencia , mais ou menos nessas quantidades 1/3 de álcool, 2/3 de água e essância a gosto. Fica muito cheiroso, a gente escolhe o cheirinho que quer na roupa, dá até pra fazer sachê com o mesmo perfume, eu fiz, depois mostro...rsss




Depois é só aproveitar as roupinhas cheirosas...hummmm





Querida NILDA, o post é meio parecido com um que vc fez, ms eu não quis perder a oportunidade de dividir o curso que fiz e achei tão útil.

....beijos a todas..........



130 comentários:

  1. Adorei as dicas super útil.
    Seu blog é um charme...
    beijinhos
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Que é isso Sutana, informação é sempre bem vinda, li tudinho e vou colocar algumas coisas em prática. Só não entendi porque não se pode colocar amaciante em toalhas, você pode explicar?
    Minha lavanderia é feita sob medida, um luxo, qualquer hora vou fazer um post sobre isso.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Nilda:
    amaciante em vez de deixar a toalha fofa, deixa mais dura. O ideal para deixar fofa é tirar todo o sabão, isso acontece com o vinagre que corta o efeito, mas nessa água do vinagre vc pode colocar um pouquinho de essencia.ahhh...outra dica que lembrei sobre Lysoform, coloca uma tampinha no último enxague que tira aquele cheirinho ruim que as vezes fica na toalha...se bem que o vinagre faz o mesmo efeito, é outra opção....bjuss

    ResponderExcluir
  4. Já uso o lisoform e o vinagre, o primeiro na hora de lavar e o segundo no primeiro enxágue. Depois coloco o amaciante, mas vou fazer como você disse e falo depois como ficou.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa dica do Lisoform, já li sobre o Pinho Sol. Minhas toalhas não ficam cheirosas, já no segundo dia de uso ficam com cheiro de "formigas"... afff. Coloco vinagre no início da lavagem e na última água de enxague, enxáguo duas vezes também. Poderia dizer as medidas do vinagre e Lisoform que você usaria se fosse lavar 8 toalhas de banho? Minha máquina é de 9 Kg. Agradeço a sua resposta Bjkss.

      Excluir
  5. Su , adorei o post , pena que não pude ajudar mais.
    Essas dicas das roupas , algumas eu já aprendi com mamy, já a do amaciante eu tinha ouvido falar uma vez do vinagre , nunca tentei.
    Meu marido adora o cheirinho de amaciante , vai ser dificil convence-lo de que não amacia nada !
    uma boa noite, bjs Leila

    ResponderExcluir
  6. Leila,
    Amacia sim,não usar amaciante somente nas toalhas de banho. ...bjus

    ResponderExcluir
  7. Oii! querida quero primeiro agradecer pelo meme fiquei super feliz obrigadoooo amiga, e este poste que lindo amei as dicas bejinhos...

    ResponderExcluir
  8. Amiga! Adorei as dicas, algumas eu não sabia. Obrigada! bjokas.

    ResponderExcluir
  9. A D O R E I esse post!!!
    Não sabia de muitas informações... com certeza voltarei aqui depois para copiá-las! :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sutana
    Ontem acho que o seu recadinho chegou primeiro que a postagem,também não entendi.
    Respondi ao meme e deixei um desafio pra vc também.
    passa lá...

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  11. Oiii! Nossa adorei as dicas. Eu já sabia quanto ao vinagre eu já uso, um médico que me ensinou a colocar principalmente nas roupas intimas, para retirar o resíduo de sabão. Quanto a pendurar as toalhas eu penduro pelas pontas, porque acho que seca tudo por igual, está errado então?
    bjk

    ResponderExcluir
  12. Oi Su!
    Ótimas dicas!!! Eu tb precisava muito fazer um curso desses.... Vou imprimir as dicas e colar dentro do armário da lavanderia p lembrar de tudo. Me exclareceu muitas dúvidas....
    Adorei a segunda imagem...a combinação do piso c a parede...que tudo!!! Lavanderias geralmente são brancas, frias, impessoais, um lugarzinho q dá vontade de entrar e logo sair correndo...rs Ao menos a minha é!
    Queria muito uma assim....
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Wlady,
    Acho que pelas pontas dá certo, o que a professora falou é que não é para fazer uma dobra e deixar uma parte grande, essa parte grande vai secar antes a parte menor vai demorar mais aí vai ressecando a parte que secou primeiro. Imagino que pelas pontas vai secar tudo igual. Por isso dobrar na metade, vai secar inteira ao mesmo tempo...bjuss

    ResponderExcluir
  14. amiga, obrigada pela resposta! Tá arrasando com o post hein! bjk

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas... Ah quanto a foto dos ferros antigos... minha mãe usava uns desses... agora imagina o desafio... pois meu avô era mestre-cuca e usava aquele negocinho todo engomado, diga-se goma de farinha, que dureza hein...risos... ainda bem que hoje temos os ferros a vapor... as máquinas de lavar...ufa... bjs

    ResponderExcluir
  16. Su, por favor vote em mim no blog da Renata , estou participando do sorteio de duas pinturas lindas, obrigada , bjs Leila

    ResponderExcluir
  17. Tenho que imprimir esse post,já fiz tanta coisa errada rsrsrs.Mas vou aprender.
    Tenha um ótimo FDS!
    BJs

    ResponderExcluir
  18. Sutana
    lhe aguardo para que participe tbm do sorteio la no meu cantinho!
    Te espero
    Bjosss

    ResponderExcluir
  19. Oi Sutana,
    adorei as dicas, as lavanderias são show.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Su, que preciosas diquinhas. Amei!
    Bjs e um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  21. Jamais poderia deixar este post passar em branco ja esta no meu favorito !

    ResponderExcluir
  22. Su, obrigada pelo seu voto, eu não sei o que tá acontecendo com os contadores , o da minha prima tb tá assim, depois eu dou uma olhada. Estou em casa pq meu pé tá ruim, aqui o computador não é meu amigo, hehehheheeh, não faz o que eu quero e tá no escritorio um lugar ruim pra eu ficar de repouso, a noite tento ver os contadores.
    Pede pras suas amigas votarem em mim hehehehhe, não sei mais a quem apelar kkkkkkk, quero aquelas telas pra mim, bjks

    ResponderExcluir
  23. Amiga...vc. é 10! Para quem é nova no ramo (já abdiquei deste posto) as dicas são preciosissimas e tem que imprimir e guardar mesmo.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  24. Oi Sutana , olha nossos contadores resolveram parar mesmo hehehehhe.
    Colocamos outros, alias minha filha colocou pq ela estava com o note lá na loja e o meu computador aqui em casa tá uma droga hehhehe.
    Vou passar um email pra vc já já, olha lá e me ajuda por favor , bjs leila

    ResponderExcluir
  25. A TODAS AMIGAS BLOGUEIRAS QUE ME VISITAM,
    Estou super feliz com a visita de cada uma e com a receptividade deste post .Obrigada a cada uma e bem vindas sempre em minha casinha....beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Su!
    Já dei o meu votinho lá no blog da Re para a Leila, tá!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  27. Su seu blog é uma graça... adorei as dicas. Valeu a visita. Bjo grande!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, quanta dica legal por aqui...
    post maravilhoso!
    verdadeira aula, menina!
    adorei e já vou por em prática!
    beijocas
    boa semana!

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas! Já copiei para imprimir e deixar na área de serviço!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Excelentes dicas, lindos os seus trabalhos e uma maravilha a sua casa, dá uma passada no meu blog, eu adoraria. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Sutana , deixei emil pra vc no email que me passou ontem, vai lá e dá uma olhada , bjs Leila

    ResponderExcluir
  32. Oi Sutana,
    seu blog está muito legal, o meu também é novo. Mas o mais legal disso são as novas amizades que estou fazendo. Já vou colocar seu blog no meu.
    Beijão

    ResponderExcluir
  33. Su, mandei de novo, pa os dois eu acho , hehhehhehehhe bjs leila

    ResponderExcluir
  34. todo mundo sabe do meu "amor" pelos trabalhos caseiros...
    agora o que me apaixonou mesmo foram esses ferros antigos...
    claro que eu nem pensaria em usa-los pra passar neh?
    mas que eu queria eles, isso eu queria...
    beijos e boa segunda

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post, algumas coisas eu já sabia e outras vou por em prática a partir de agora. Beijos

    ResponderExcluir
  36. pra q serve colocar somente o alcool no spray para passar roupa?eu passava com amaciante,vi uma vizinha colocar so agua e alcool e passar a roupa,fiquei com vergonha de perguntar.bjs

    ResponderExcluir
  37. willianea1,
    O álcool serve para a água evaporar mais rápido.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho 22 anos e não sabia nem metade de tudo isso que aprendi...uauah

    ResponderExcluir
  39. OLÁAA.. adorei o seu blog!!
    Gostaria de saber onde fez esse curso, pois estou intereissadissima... rsrs
    aguardo contato.. qualquer coisa me envia um e-mail.. fulanalu@hotmail.com
    obrigada!
    Luciene

    ResponderExcluir
  40. BOA TARDE A TODOS!
    Por favor, existe algum meio de se fazer uma BUSCA dos posts colocados no site?
    Por exemplo, queria encontrar esse post da Nilda que fala de lavagem de roupas. Como faço? Há outros?
    E qual o CURSO que você fez de lavagem de roupas? Tem site e telefone deles?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  41. adorei tudo
    aprendi muito...mas estou com uma duvida vc disse que nao é para usar sabao em po nas roupas escuras . no caso de bater na maquinas aquelas maquina pequena da miller. eu coloco tambem sabao em pedra ou posso colocar sabao de coco em po. estou procurando algo que nao descore as roupas pois minhas roupas estao muito descorada.
    nunca lavei como vc falou . mas vou lavar aparti de agora.

    ResponderExcluir
  42. Olá,
    primeiro quero dizer que amei seu blog.
    Também adorei todas as dicas e gostaria muito de saber onde foi que fez este curso legal. Quero fazer!!
    Um beijão da mais nova seguidora.
    Renata
    menucaseiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. olá, parabéns pela dedicação, realmente nossas casas são nossos santuarios, por isso devemos cuidar bem delas, obrigada por dividir tão preciosas dicas. Deus te abençõe sempre. Geórgia

    ResponderExcluir
  44. Ola Sutana! Estou começando agora a trabalhar com lavagem e passagem de roupas.
    E estou adorando as dicas .
    Muito obrigada por estar compartilhando conosco Suas experiencias.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite!!! Gostaria de saber onde fazer este curso.
    Obrigada
    Fabiana
    fabitamashiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Você pode me mandar o contato da sua aula de lavar e passar? Vou me casar e gostaria de fazer o curso, afinal de contas tenho que saber fazer para poder ensinar e nao ficar dependendo de ninguem

    obrigada , seu blog é uma gracinha

    ResponderExcluir
  47. Mulheres maravilhosas!

    Desculpem-me invadir assim a praia de vocês, mas queria dizer que achei a "aula" muito boa.
    Agora, vem cá: como lavar (bem) roupas é difícil, hein? Achava que bastava jogar as roupas na máquina com sabão em pó e amaciante e ajustar o nivel de água... rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é "praia" de mulher. Homem tem que dividir TODAS as tarefas domésticas com a esposa, já que as mulheres também trabalham igual aos homens. Quem acha que isso é coisa de mulher ainda está no SÉCULO PASSADO MACHISTA.

      Excluir
  48. Olá Sutana,

    Muito legais suas dicas.

    Parabéns!

    Abraços,
    Natássia Evangelista
    (Depois visita meu blog: http://edelamberosdedos.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  49. Adorei suas dicas.... vou copiar e guardar... heheheh.....

    Bjinho....

    meu blog: danielivargas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Boa Noite!!! Gostaria de saber onde fazer este curso.
    Obrigada

    Gisele

    gisabohn@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Sutana, amei o post. Só não entendo uma coisa: mesmo colocando amaciante nas minhas camisas elas quando secam ficam duras e com manchas debaixo do braco! O que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  52. Olá tudo bem?

    você pode me passar onde você fez este curso, gostaria de me especializar mais sobre lavagens de roupas porque pretendo abrir uma lavanderia.

    pode ser?

    abraços

    Bruna Campos

    ResponderExcluir
  53. bom dia acabei de ler seu post achei muito legal, eu uso desinfetante junto com o sabão em pó li na embalagem e comecei a usa como está ensinando,( to tirando minha filha das fraldas e lavo muitas calcinhas com xixi),e tambem adquiri um odor forte nas axilas então uso o lysoform desodorante na hora do banho, uma vez por semana passo limão e lavo as roupas com desinfetante e consegui acabar com o odor e até com o amarelo debaixo das blusas.
    abraços e obrigada pelas dicas!!!

    ps: quero a lavanderia azul!!!

    ResponderExcluir
  54. HIPER , MEGA INFORMATIVO ... PARABÉNS, E OBRIGADA POR COMPARTILHAR DICAS TÃO IMPORTANTES PARA TANTAS DE NÓS !!!
    BJS

    ResponderExcluir
  55. Olá bem gostaria de saber onde vc fez este curso tenho uma lavanderia mas mando para outros lavar e gostaria de me aperfeiçoa para poder ganhar um pouco mais se puder me ajudar lhe agradeço bjos Vanessa vanessinha_demello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostaria de saber se vc tem alguma dica para que pare de soltar pelinhos do moletom na blusa de baixo, ele ja foi lavado umas 3 vezes ainda não parou de soltar :S
    Desde já Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde, muito úteis as informações, adorei!! Vc sabe como fazer pra blusa de moletom parar de soltar os pelinhos na camiseta? Tá terrível, fiquei toda cheia de pelos vermelhos e inclusive embaixo do braço ficou tudo grudado!!!! Me ajuda por favor, obrigad!!

    ResponderExcluir
  58. Vc sabe o que devo fazer pra que meus jeans parem de soltar tinta. Eles mancham tudo, bolsa, cadeira, mão, casaco... SOCORRO não sei mais o que fazer pra parar com isso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Adorei as dicas .Todas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  60. Adorei as dicas, mas como posso tirar manchas de toalhas de rosto de tinta de cabelo?

    ResponderExcluir
  61. toalha de banho se pendura pelo meio, para não deformar.É como camiseta.
    Para o jeans parar de soltar tinta, coloque em agua fervente, depois enxague
    com vinagre ou sal.(perde um pouco da cor, mas é otimo)Tire o excesso de pelos do moleton, com fita adesiva.

    ResponderExcluir
  62. nao gostaram muito da ideia de larga sal na maquina de lavar, e vinagre fede pra ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinagre nao deixa cheiro nem nas roupas nem na maquina :)

      Excluir
  63. Adorei seu Blog, li tudo na esperança de encontrar a minha duvida, porem continuei na mesma. Gostaria de saber como se faz quando a gente coloca sabao demais na maquia e já deu varios emxagues e não consegue eliminar o sabão. Antigamente existia um produto chamado Enxagua Fácil, mas acho que saiu do mercado porque eu nao encontro mais para comprar. Voce poderia me ajudar? Aguadeço anteciparamente. Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque uns dois copos americano dos pequenos de vinagre de álcool e enxague novamente, se quiser coloque junto umas gotas da sua essência preferida.Espero que dê certo. Abraços.

      Excluir
  64. tenho uma calça jeans que toda vez que esta quase secando (à sombra) aparece umas manchas amareladas do cós pra baixo, como se tivesse escorrido algo, parece que foi mal lavada, encardida, ela não tem nenhuma outra cor...o que será que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser encardido acumulado. Tente esfregar o local com uma escova não muito áspera, com umas gotas de detergente transparente e um pouco de bicarbonato de sódio. Boa sorte.

      Excluir
  65. pelo carinho e dicas dispensados, muiito grata. Beijos!

    ResponderExcluir
  66. Olá! Como retirar aquelas sujeirinha que ficam na parte de dentro do bolso, mais exatamente nas costuras internas da camisa social branca. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de colocar para lavar a camisa, vire a costura do bolso para fora e deixe correr água, se necessário, aplique pressão à água (coloque o dedo sobre metade da saída de água da torneira). A sujeira será "varrida". Se a camisa já manchou na costura, use um removedor ou passe a misturinha de água oxigenada 10 vol+ bicarbonato de sódio (uma colherinha de cada). Não esqueca de testar a misturinha num pedacinho do tecido antes de usá-lo.

      Excluir
  67. Poxa!! amei suas dicas e obrigada por compartilhar suas experiências, maravilha! bj.

    ResponderExcluir
  68. Tambem adorei!!! Essa de tirar ferrugem e otima

    ResponderExcluir
  69. Olá,

    Manchei a minha saia preta com aguá sanitária, e pintei apenas o local com aquelas tintas de tecido que compramos em papelaria. Após a tinta secar ficou duro o local da tinta. Como faço para tirar essa goma , para que o local do tecido volte ao normal.

    ResponderExcluir
  70. OLÁ COMO FAÇO PARA TIRAR ENDURECIMENTO EM BAIXO DOS BRAÇOS,PROVOCADO POR DESODORANTES AEROSOL,OBGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicarbonato, sal e água quente.

      Excluir
    2. Bicarbonato, sal e água quente.

      Excluir
    3. Nas camisas de uniforme do meu filho, eu esfreguei querosene e saiu toda a nódoa dura que ficava na camisa.

      Excluir
  71. Boa tarde, amei o blog, minha dúvida é a seguinte, tenho um vestido branco e vermelho (metade de uma cor e metade de outra), a parte branca está um pouco amarelada, queria saber o que posso fazer para clarear.

    ResponderExcluir
  72. Olá ...usar vanish liquido (é alvejante para roupas coloridas (colocar num balde um pouco de sabão em pó ou liquido e o vanish) deixar de molho. Vai ficar uma maravilha. Pode lavar sem medo de manchar, é próprio para roupas coloridas.

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Como um bom "dono de casa" vou seguir estas dicas e agradar minha esposa. Obrigado

    ResponderExcluir
  75. Adorei as dicas, obrigada!
    O que mais me chamou atenção foi estender as toalhas pelo meio para secarem por igual (verdade), sabonete branco para tirar mancha de sangue (será? tão fácil?) e puxar o bolso da calça pra fora antes de passar a parte sobre ele pra não marcar! Tão simples, mas sempre fiz errado.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  76. Gostei muito de suas dicas. Por ser homem(não que justifique) e morar sozinho já estraguei muita roupa. Espero que a partir de agora, o desastre seja nulo... ou menor rsrs. Muito obrigado e meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da pessoa. Homens e mulheres podem saber ou não saber dessas coisas domésticas. Isso não é questão de gênero. Homens e mulheres devem saber. Se for casado também deverá saber, já que marido e esposa devem dividir as tarefas domésticas :)

      Excluir
  77. Muito bom, obrigado pelas dicas, adoro roupa limpinha e cheirosa!

    ResponderExcluir
  78. Adorei!! Vai facilitar minha vida. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  79. Legal amiga parabéns adorei...eu sei uma pequena dica também não igual a sua mais bem legal.abraços

    ResponderExcluir
  80. legal, vou me consertar em pequenas coisas...Beijos

    ResponderExcluir
  81. gostaria de saber esse cheiro que fica nas roupas que são lavadas em lavanderia o que é?!

    ResponderExcluir
  82. Parabéns! Muito fofo seu blog!

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurando por "como lavar roupas" cheguei ao seu blog. Muito bonito o seu blog e cheio de posts bacanas. Esse post sobre lavagem de roupas foi tudo de maravilhoso! Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos com todos que buscam encontrar melhorias no dia a dia. Bjkss.

      Excluir
  84. Gostaria de saber como faço pra lavar toalhas brancas de barbearia..para tirar todo pêlo e cabelo da toalha.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Estourou tinta de caneta bic no bolso do meu jaleco sintetico....alcool nao resolveu.....o q saiu foi acetona.....

    ResponderExcluir
  86. Estourou tinta de caneta bic no bolso do meu jaleco sintetico....alcool nao resolveu.....o q saiu foi acetona.....

    ResponderExcluir
  87. CLAREADOR PARA AXILAS
    R$ 54,75

    Formulado á base de Alpha Arbutin, Ácido Kójico e àcido Tranexâmico com ação clareadora, atenuando a cor escura da pele das axilas.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/cosmeticos/clareador-para-axilas.html

    ResponderExcluir
  88. Adorei as dicas . Mas gostaria de saber se posso usar lisoforme no enxague de roupa íntima. Obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Adorei as dicas . Mas gostaria de saber se posso usar lisoforme no enxague de roupa íntima. Obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Ricardo: Sou Homem e Nesse Seu Bloco Detalha cada Cuidado Que Devemos ter Com Os Vários Tipos De Roupas e Ainda Dá Exemplo Da Lavanderia Perfeita... Parabéns Mesmo....

    ResponderExcluir
  91. Olá parabéns pelo seu blog. Amei �� Sua dicas.
    Tenho duas calças jeans lavada, elas estão com aspectos de suja por mais que eu lave o amarelado não sai ��, você sabe o que eu posso fazer pra resolver isso?
    Oba: elas são novas nem 3 meses de uso ��

    ResponderExcluir
  92. Como tirá marca de costura virco de caça

    ResponderExcluir
  93. Nossa, que dificid, quantos detalhes e trabalheira. O jeito é pagar a uma lavanderia mesmo.😘😔

    ResponderExcluir
  94. No final do texto a autora escreve "beijos a todas", deveria escrever beijos a todos, já que homem também lava e tem que lavar roupa, e dividir essas tarefas com a esposa caso seja casado. Estamos no século 21, isso deve ser e é coisa de homem e mulher. Só uma sugestão pra autora, ok :)

    ResponderExcluir
  95. Olá! Adorei suas dicas.
    Preciso de uma ajuda, minha máquina tem água quente, o que ajuda muito para lavar toalhas e roupa de cama, será que tem perigo colocar uma tampinha de álcool com a água quente?

    ResponderExcluir
  96. Excelentes informações. Me ajudaram bastante. Gratidão por compartilhar dos seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  97. Olá!
    Gostaria de saber uma coisa...
    Posso usar álcool na água do enxágue na máquina? tipo,para tirar o odor das roupas? Pois pensei o seguinte: se colocar o vinagre de álcool tira odor, então o álcool puro junto com a água tem um efeito bom também ou até melhor! Mas posso estar errada rs...
    Me responde aí 😉
    P.s: me refiro às roupas coloridas tbm

    ResponderExcluir
  98. amei as dicas, mas poderia me fazer uma gentileza de me ensinar a lavar jaleco branco ou colorido em gabardine ou oxford, se podemos usar pinho sol ou o que para desinfectar na pre lavagem. grata

    ResponderExcluir
  99. Adorei o blog e suas dicas! Muito obrigada por compartilhar! Tenho muitas dúvidas na lavagem das roupas.
    Se possível compartilhe mais dicas da lavagem de roupas escuras; para conservar por mais tempo e não desbotar. Tenho dúvidas do álcool na lavagem de roupas escuras. Estraga?

    ResponderExcluir

Amei sua visita....agradeço pelo comentário