sexta-feira, 8 de maio de 2009

Risoto de carne seca com abóbora

O fim de semana chegando e a gente já começa pensar em coisinhas gostosas e no meu caso, prática e rápida. Vou postar um risoto de carne seca com abóbora que de tão gostoso que ficou, repeti a receita dois dias depois, ao final conto como fiz a variação que para o meu gosto ficou até melhor, pena que não fotografei





INGREDIENTES: 2 xícaras de arroz arbóreo, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, casca ralada de 1 limão, 1 xícara de vinho branco ou tinto, 1/2 xícara de queijo parmesão (não está na foto) 1/2 lata de creme de leite, caldo de galinha em pó ou tablete, 2 litros de água fervente para dissolver o caldo, azeite, abóbora processada à gosto (usei pouco mais de meia xícara e aproximadamente 1 1/2 xícara de carne seca dessalgada de um dia para outro e processada, se preferir use a carne desfiada.


Refogue a cebola e o alho no ezeite, acrescente o arroz e refogue mais. Adicione o vinho e mexe até que evapore todo, acrescente a abóbora crua e a carne seca. Misture bem e comece adicionar o caldo aos poucos


sempre mexendo, cuidado para não deixar grudar no fundo da panela.

Quando o arroz estive no ponto que você gosta (eu gosto macio outras pessoas preferem "al dente") e a água já seca, adicione a casca de limão, o creme de leite e o queijo parmesão, misture bem até encorporar bem no risoto e está pronto.


Sirva-se
Sugestões: como disse antes, 2 dias depois eu repeti essa receita, só que fiz com abóbora cozinha e amassada; só acrescentei no final, junto com o creme de leite. Ficou ainda mais gostoso e mais bonito, bem cremoso, vale testar essa receita.
Outra sugestão: em vez de usar carne seca, use linguiça calabreza.
Beijos e tenham um excelente fim de semana...

Deixem o regime para segunda-feira.....hihihihi
Preciso de uma ajudinha de vocês: essa semana eu vi em algum blog uma imagem de uma mesa que tinha um banco daqueles compridos , tipo mineiro pintado de verde descascado, estava lindo. Não lembro onde vi. Alguém lembra??? Tenho 2 bancos desses de pinus só envernizado, coloquei um copinho com álcool na mesa e deu um vento derrubou, quando vi o banco já estava manchado e feio, agora quero pintá-lo (preciso muito ver alguns modelos para que o meu fique bem lindo)....help !!!!

13 comentários:

  1. Adoro essas fotos do passo-a-passo, eles ficam tão suculentas quanto os pratos que representam. Excelente esse risoto e bem fácil, não é mesmo?
    :0

    ResponderExcluir
  2. regime? que regime ? adoro risoto...fome mortal... bj bom dia das mães

    ResponderExcluir
  3. Êpa,êpa..combinamos o mesmo prato??? Fiz hoje esse risoto só que em camadas com arroz comum. Na verdade ia preparar o escondidinho na abóbora mas como era só para mim, resolvi transformar em risoto, ficou delicioso!!!!!
    Recomendo o prato minha gente, é baum demais!
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  4. na blogesfera estão todas em forma, ninguem precisa de regime não!!! cof cof - hehehe
    Carne seca é bom demais! vc adora risoto né!?
    bjk e ótimo dia das mães pra vc

    ResponderExcluir
  5. Oi Sutana,
    você faz tanta coisa gostosa queria ter um pouquinho da sua habilidade para cozinhar. Meu marido adora risoto talvez algum dia eu arrisque aí eu te peço ajuda OK?!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não vi o banco não.
    Mas agora, fala sério né?
    Acabei de chegar mórrendo de fome e você passa uma receita de risoto(disparado o meu italiano favorito!)...
    E aqui eu só tenho a abobora e o creme de leite(e os tempirinhos é claro), regime que nada, o meu negócio é comer heheheheheh

    Beijins:*

    ResponderExcluir
  7. olá, Sutana!
    Adoro risotos e já anotei a receita - combinação ótima - deve realmente ficar delicioso.
    bom fin de semana!

    ResponderExcluir
  8. Tô passando mal amiga! Que delícia!!!! Eu não vi essa foto do banco, mas se eu descobrir por aí te aviso tá? Fiquei curiosa para ver a moça do Bradesco. Obrigada pelo elogio, você é uma fofa. Bjokas.

    ResponderExcluir
  9. OLa menina que delicia, paresce perfeito para um jantar a dois hhumm tudo de bom beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sutana

    todos com fome vendo essa receita...é tortura!!!
    Aqui em casa quem anda fazendo essas comidinhas gostosas é o marido ,vou mostar a receita pra ele...kkk
    Quando casei não gostava que ele se metesse na cozinha e ele se metia pra me ensinar.
    Hoje combinamos de fazer um prato, ele vai assumindo o fogão e fico cortando os tomates, os temperos e estou adorando a vida assim...kkk
    Um ótimo fim de semana pra vc também e muita festa com sua família!

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  11. Ai Ai, eu já te falei no msn, mas vim aqui dizer de novo: que fominha hehheheh, e olha que eu já jantei agora !
    Su ,tudo de bom, nem preciso copiar pq quando eu quiser vou vir aqui ver a receita igual a batata rosti, abri teu blog e fui seguindo o PAP ! HEHEHHEHHE.
    Bjs e FELIZ DIA DAS MÃES .

    ResponderExcluir
  12. Su, de comer rezando, adorei. beijos!

    ResponderExcluir
  13. ai que delicia. Eu adoro carne seca

    feliz dia das maes

    bjks

    ResponderExcluir

Amei sua visita....agradeço pelo comentário