domingo, 19 de abril de 2009

BATATA ROSTI passo-a-passo....maravilhosa

BATATA ROSTI ou BATATA SUISSA

Meninas, aqui em casa adoramos fazer essa batata. Pra mim é ainda mais especial porque é o único prato que meu amorzinho vai para o fogão. Eu faço a primeira parte e ele termina (sempre quer levar os louros sozinho, é claro....rssss). Fica ótimo, tem amor e carinho do início ao fim. Vou colocar aqui o passo-a-passo , quem fizer não vai se arrepender, é maravilhoosa!!!!

Olhem que maravilha é isso:

De pertinho para dar água na boca. É crocante por fora, molinho por dentro cremoooso por conta do requeijão

A escolha da batata é importante, tem que ser essa batata Asterix, é mais sequinha, boa também para nhoque e para fritar.


INGREDIENTES: 1 kg de batata, 100 gr de requeijão culinário (catupiry), queijo marmesão ou mussarela à gosto, sal à gosto.

Cada batata pronta usei mais ou menos 1/5 kg de batata crua. Três batatas rosty servem bem 4 adultos

Cozinhar por 7 (sete) minutos, no máximo do máximo 8 se as batatas estiverem muito grandes (conta o tempo após levantar fervura)

Deixe esfriar, leve à geladeira por umas 3 ou 4 horas. Se preferir, cozinhe num dia e use no dia seguinte. É importante gelar para que ela fique mais durinha e não desmanche ao ralar. Rala no ralo grosso ou no multiprocessador, depois salgue à gosto. Se gostar, tempere com caldo de galinha em pó ou de legumes (eu prefiro só sal para sentir melhor o gosto da batata)

À parte faça um refogado de carne, ou frango, ou carne moída ou queijos diversos ou presunto e queijo ou o que sua imaginação mandar. Se quiser, aproveite as sobras, pegue restinhos de frango, carne assada, frios e faça um de cada sabor (eu fiz um picadinho de filet mignon bem temperado com alho, cebola, cheiro verde e caldo de carne)

Forre o fundo da frigideira (tamanho 18 é o ideal) com a batata ralada


Olha meu amor recheiando , todo empolgado...rss


sequencia: forra com batata, coloca o picadinho de carne, requeijão culinário, o de copo não é muito bom porque em vez de ficar cremoso, fica líquido, por último queijo parmesão. Tem que ficar uma mantanha de recheio no centro da frigideira, depois esparrama sozinho, se colocar na borda, sai tudo pelos lados
Cobre com mais batata ralada , não deixe o recheio aparecendo
Coloca óleo pela borda da frigideira, pode colocar bastante. Deixe fritar por aproximadamente 6-7 minutos, verifique quando ficar dourado a seu gosto


Quando estiver dourado a seu gosto, segure a batata com uma escumadeira e escorra o óleo
Vire em outra frigideira que deve ser do mesmo tamanho

Volte o óleo pelo borda da frigideira e se necessário acrescente mais
Frite do outro lado

Prontinho!!!! Se quiser, sirva com salada

É muuuito bom!!!!
Beijos....espero que gostem

32 comentários:

  1. Olha aqui Sutana, você está no lugar errado! Encontrei alguém que gosta de escrever tanto como eu e que imprime tanta veracidade, tanta doçura, tanta riqueza de detalhes que é impossível ler suas narrativas sem que nos pareça ser coadjuvantes desse momentos.
    Obrigada lindinha pela receita, obrigada por seu jeitinho particular de ser..
    beijocas Dolly

    ResponderExcluir
  2. Deve ficar uma lelica mesmo, não sou muito de fazer comidas, mas essa eu acho que é facil e gostosa.

    ResponderExcluir
  3. Sutana, querida que delicia! parece direitinho com aquela que comi em Curitiba que te falei lembra? a minha, quando faço não chega aos pés dessa dupla ai. Mas agora vc tá me ensinando todos os segredinhos que eu não conhecia, isso da geladeira por ex.
    Vou comprar os ingredientes e vou fazer , tem que ficar igual, senão já sabe quero comer isso ai tb quando eu for ai ,kkkkkkkkk e mais o risoto de camarão, bjs e parabéns ao marido tb.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esta batata, comprei uma frigideira dupla só prá ela. A primeira vez que comi foi em uma restaurante especializado só nesta batata, mas que pena ele fechou, ai não deu outra fui pra internet procurar a tal receita, pena que não tinha a tua ainda, mas com este passo a passo fica bem mais fzcil hehehe.
    bjs
    Celita

    ResponderExcluir
  5. Esse blog vai bombar de tão bom, hehhehe, olha o que é o numero de pessoas online e o de comentarios, já diz tudo.
    ESSE EU RECOMENDO !!!!!!!
    kkkkkkkkk
    Ah, ainda bem que não sou boba e sou tri amiga da dona do blog né !kakakakakakakakkakakka

    ResponderExcluir
  6. Que, qué isso, pelo amor de Deus, que coisa boa...essas suas receitinhas são uma tortura!!!
    Passa lá no meu cantinho, tem um selinho para vc!
    Bjs
    Andréa

    ResponderExcluir
  7. Sutana, que isso? Você está se superando amiga! Já foi para o caderno de receitas. Vou fazer logo,logo! Parabéns para o maridoco também. Bjokas querida.

    ResponderExcluir
  8. Su, que delícia!!!
    Acredita q nunca comi? Essa eu quero fazer... Fiquei c uma dúvida? Esta batata é a mesma q batata rosa?
    Bom feriado amiga!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Vou compera uma frigideira dupla para fazê-la.Adorei a ideia!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Sumiu do meu bloguito!!! Por que, mulher? Tô triste.
    Passa lá que tem uma promoção para as amigas, mesmo as fujonas.
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Ai,AI que delicia, vi outro dia na tv, mas nao anotei a receita agora vou fazer paresce deliciosa beijpos....

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Você pode participar como votante, vão ser dois livros, um para as três top e outro para quem votar naquela que vencer, então, se empenhe para concorrer ao segundo livro.

    ResponderExcluir
  15. Que delícia Sutana. Amooo batata..rs. Não como carne, mas quem sabe fazer com recheio de queijo né...hummmm que delicia!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga!
    Que delícia! receita anotada!
    Por favor, passa no blog da Ozenilda http://mileumacoisasdanilda.blogspot.com/, tem uma promoção que estou concorrendo e vota em mim! obrigada.
    bjk

    ResponderExcluir
  17. Oi querida, sou fã dessa maravilha, adoooro!
    Beijokas e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Patricia,
    Aqui não conheço como batata rosa, aqui é chamada de asterix, mas deve ser a mesma, casca rosa e por dentro igual as outras, porém tem menos água. Nomes mudam conforme região..acho que não vou conseguir te ajudar....outras dúvidas, me chama....bjusssss

    ResponderExcluir
  19. Oi querida!
    Obrigada pelo esclarecimento... nem me dei conta das diferenças de regiões...hehe Pois aqui p nós é batata rosa ou batata branca. Mas sei que existem vários tipos de batata, e os nomes mudam é claro!
    Acho q gaúco gosta de simplificar...rs
    Vou 'tentar' fazer c a rosa. Vai ser no sábado, qd alguns amigos vem jartar (coragem!!!). Ainda não decidi o recheio, mas depois te conto como ficou, ok! Se der tiro uma foto...
    Obrigada pela atenção e bjinhos....

    ResponderExcluir
  20. Hummmm! Deu água na boca! Adoro, amo batatas e essa tem jeito de ficar ótima! Já foi direto pro meu caderno de receitas...
    Tem selinho pra você lá no blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus do Céu, sou louca por essa batata. Aiaiai que perdição!
    Super beijo,
    Isa

    ResponderExcluir
  22. Su, não fiz a batata pq meu marido quis outro prato, passa lá no meu blog e ve , huuuuuuummmmm , uma delicia tb,mas a batata tá na lista hehheheh.
    Olha eu hoje não consegui ficar muito com o note pq minha filha tá em casa e ai usa o tempo todo e meu marido tá usando o compt direto. Eu vi teu recado , mas não entendi o que quer que eu faça no teu bloguito, é a campanha das letrinhas ?????
    Bom amanha vou ao medico de manha e depois tenho manicure , a tarde tenho algumas coisas da loja pra fazer , mas vou dar umm jeitinho de falar contigo , deixa recado tá ! Diga o que quer que eu mude no bloguito . beijão Leila

    ResponderExcluir
  23. Olá Sutana!
    Vc sabia que eu tenho uma amiga que se chama Sutana Farah(dos tempos de adolescencia)quando vi o nome do seu blog até pensei que fosse ela. Que bom! Conheci mais uma.
    Como vc ela tb cozinhava que era uma maravilha, principalmente comida libanesa. Anotei a receita mas devo demorar um pouquinho para fazer porque, como vc sabe a Isabel estava aqui em casa e o que a gente mais fez foi conversar e comer.
    Gostaria de te convidar para conhecer o meu blog. Vai ser um prazer receber vc.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Meu Deus!!! Estava louca atrás dessa receita!! Meu marido e eu amamos essa batata rosti!!!
    Valeu!!
    Assim que fizer volto para contar!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  25. Nossa adoreiiiiiiiiii,era isso que estava procurando,muito obrigado amiga pelo passo a passo,está muito bem explicado.

    Att,

    Sandra Duarte

    ResponderExcluir
  26. Essa batata é uma delícia! Adorei o teu blog e já me tornei seguidora.
    Bom fim de semana
    bjos
    Andreia
    http://artedacaixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, amei ter encontrado este blog. Eu simplesmente AMOOO esta receita, sou louca por batata, então juntou o últil ao agradável.
    Sempre vou em uma Batataria perto de casa, e como até ....
    Agora com a receita, ficou mais fácil para fazer em casa.
    Obrigado :)
    Juliana

    ResponderExcluir
  28. Amei seu blog e essa receita...estou louca para fazer, eu e meu maridos comemos num restaurante e nos apaixonamos....agora quero tentar fazer, e volto aqui pra te contar
    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Se eu conseguir encontrar essa batata por aqui vou fazer é já! Meu marido gosta de tudo que é feito de batatas. Obrigada por compartilhar a receita, bjs

    ResponderExcluir
  30. Nossa amei essa receita, eu aprendi ela tem um tempo mas tinha que enrolar, nem imaginei ela assim fechada.

    ResponderExcluir

Amei sua visita....agradeço pelo comentário